Capítulos de livros publicados
coordenador Esteban Clua
1.
Clua, Esteban; RODRIGUES, R. F. . Jogos, entretenimento e expressões digitais. In: Cristiano Maciel; José Viterbo. (Org.). COMPUTAÇÃO E SOCIEDADE: A TECNOLOGIA - VOLUME 3. 1ed.Cuiabá: Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 2020, v. 3, p. 98-138.
2.
Clua, Esteban; FEIJO, B. ; MUSSE, S. R. ; APOLINARIO, A. . Processamento Gráfico. In: Romero Tori, Marcelo Hounsell. (Org.). Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. 1ed.Porto Alegre: Sociedade Brasileira da Computação, 2019, v. 1, p. 235-273.
3.
Clua, Esteban; ZELTZER, C. ; RAMOS, A. F. O. ; TURINI, M. ; COELHO, P. M. F. . Programação de jogos com o FazGame: uma estratégia pedagógica para formação dos jovens do século XXI. In: Luciano Meira, Paulo Blikstein. (Org.). Ludicidade, Jogos Digitais e Gameficação na Aprendizagem. 1ed.Porto Alegre: Penso, 2019, v. 1, p. 120-155.
4.
Clua, Esteban; Vasconcelos, C. . Deep Learning - Teoria e Prática. In: Flávia Delicato; Paulo F. Pires; Ismar Frango Silveira. (Org.). Jornadas de Atualização em Informática. 1ed.Porto Alegre: Sociedade Brasileira da Computação, 2017, v. , p. 212-260.
5.
Joselli, Mark ; Zamith, Marcelo ; Valente, Luis ; Feijó, Bruno ; Leta, Fabiana R. ; Clua, Esteban . A Distributed Architecture for Simulation Environments Based on Game Engine Systems. In: Fabiana Rodrigues Leta. (Org.). Augmented Vision and Reality. 1ed.Berlin: Springer Berlin Heidelberg, 2014, v. 4, p. 41-61.
6.
Leta, Fabiana R. ; Clua, Esteban ; Barboza, Diego C. ; Gazolla, João Gabriel Felipe M. ; Biondi, Mauro ; do Souza, Maria S . Real-Time Visualization and Geometry Reconstruction of Large Oil and Gas Boreholes Based on Caliper Database. In: Fabiana Rodrigues Leta. (Org.). Augmented Vision and Reality. 1ed.Berlin: Springer Berlin Heidelberg, 2014, v. 4, p. 239-254.
7.
CLUA, E. W. G.. Cuidados e Beneficios dos Videogames - O Perigo Real. In: Eduardo Campos de Azevedo. (Org.). Filhos Digitais - Proteção nma Internet e Videogames. 1ed.Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009, v. 1, p. 206-212.
8.
CLUA, E. W. G.; FEIJO, B. . Visualização e Computação Gráfica. In: Esteban Clua, Lynn Alves, Rudimar Dazzi. (Org.). Jogos Eletrônicos: Mapeando novas perspectivas. fLORIANÓPOLIS: Editora Visual Books, 2008, v. , p. 55-72.
9.
CLUA, E. W. G.. Desenvolvimento de jogos 3D. In: Eliane de Moura Silva, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita, Robson Pequeno de Sousa. (Org.). Jogos Eletrônicos - Construindo novas Trilhas. 1ed.Campina Grande: Editora da Universidade Estadual da Paraiba, 2007, v. 1, p. 159-204.
10.
CLUA, E. W. G.. Como Funciona um Game 3D?. In: Arthur Bobany. (Org.). Video Game Arte. 1ed.Rio de Janeiro: Novas Idéias, 2007, v. , p. 142-146.
11.
RABELLO, B. ; MATTOS, E. ; EVANGELISTA, B. ; CLUA, E. W. G. . Introdução ao XNA. In: Carla Maria Dal Sasso Freitas, Agma Traina, Mariusa Warpechowski. (Org.). RITA - Revista de Informática Teórica e Aplicada. 1ed.Porto Alegre: Sociedade Brasileira da Computação, 2007, v. 15, p. -.
12.
FEIJO, B. ; PAGLIOSA, P. ; CLUA, E. W. G. . Visualização, Simulação e Games. In: Sociedade Brasileira da Computação. (Org.). XXIV Jornada de Atualização em Informática do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 1ed.Rio de JAneiro: Editora PUC-Rio, 2006, v. 1, p. 151-223.