Textos em jornais de notícias/revistas
coordenador Esteban Clua
1.
Gonçalves, L. M. G. ; Clua, Esteban . Aprendizado de máquina encontra visão computacional. Computação Brasil - Revista da Sociedade Brasileira da Computação, Porto Alegre, p. 29 - 32, 15 abr. 2019.
2.
Clua, Esteban. UFF Media Lab cria games unindo realidade virtual e responsabilidade social. Revista da Universidade Federal Fluminense, 23 maio 2018.
3.
Clua, Esteban. Encontros FAPERJ? discute a formulação de políticas públicas para a área de games. Jornal de notícias da FAPERJ, Rio de Janeiro, 16 mar. 2016.
4.
Clua, Esteban. Brincadeira que virou coisa séria - Universidade Federal Fluminense (UFF) é líder em pesquisa sobre jogos eletrônicos, uma febre entre os jovens brasileiros. jornal O Fluminense, Rio de Janeiro, 13 mar. 2016.
5.
Clua, Esteban. Curso da UFF capacita estudantes para a criação de games. Jornal O Globo, Rio de Janeiro, 24 jan. 2016.
6.
Clua, Esteban. Bem-vindo ao mundo dos jogos eletrônicos. MultiRio - a educativa da cidade, Rio de Janeiro, 08 dez. 2015.
7.
Clua, Esteban. O Promissor (e Divertido) mercado de Games. Jornal O Globo - Caderno Boa Chance, Rio de Janeiro, p. 1, 19 jul. 2015.
8.
Clua, Esteban. Com 3,4 mi de usuários no país, games são pouco explorados por marcas. Mundo do Marketing, Brasil, 28 jan. 2015.
9.
Clua, Esteban. Próxima Onda Quase Real (novas tendencias de video game com realidade Virtual). Jornal Zero Hora - segundo caderno, Rio Grande do Sul, p. 6 - 7, 05 jul. 2014.
10.
Clua, Esteban. A TV do Game. Segundo Caderno, Jornal Zero Hora, Rio Grande do Sul, p. 6 - 7, 31 maio 2014.
11.
Clua, Esteban. Coisa Séria. Revista ALSHOP - Associação de Lojistas de Shopping, Brasil, p. 52 - 54, 18 abr. 2014.
12.
Clua, Esteban. Jornal O Fluminense: A hora e a vez do WhatsApp, aplicativo que é grande sucesso. O Fluminense, Niterói, p. 14 - 14, 28 jan. 2014.
13.
Clua, Esteban. Interatividade aumenta, mas roteiros ainda são lineares. Jornal O globo, Brasil, p. 23 - 23, 05 jan. 2014.
14.
Clua, Esteban. Em busca da existência virtual na Matrix. Jornal O Globo, Brasil, p. 17 - 17, 22 jul. 2013.
15.
CLUA, E. W. G.. Talking about Games in Education: An interview with Esteban Clua. ACM Computers In Entertainment, United States, 09 abr. 2013.
16.
CLUA, E. W. G.. Entrevista com Esteban Clua, da organização do SBGames 2012. Portal de Notícias da Sociedade Brasileira da Computac'ão, Brasil, 29 out. 2012.
17.
CLUA, E. W. G.. Computação de Alto Desempenho. Computação Brasil, Brasil, p. 19 - 19, 14 out. 2012.
18.
CLUA, E. W. G.. Los videojuegos son un nuevo medio interactivo, una nueva forma de contar las cosas. Revista PuntoEdu, Lima - Peru, 03 out. 2012.
19.
CLUA, E. W. G.. Gamers al Ataque. Revista Puntoedu, Lima - Peru, p. 12 - 13, 09 set. 2012.
20.
CLUA, E. W. G.; ALVES, L. . Produção de games ganha espaço na academia e tenta consolidar uma linguagem própria. DIVERSA - REVISTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, Belo Horizonte, p. 1 - 3, 14 jun. 2012.
21.
CLUA, E. W. G.. DNA Goiano - a industria de jogos no Brasil. jornal O Hoje, Goiania - GO, p. 13 - 14, 01 fev. 2012.
22.
CLUA, E. W. G.. Indústria de jogos eletrônicos terá perfil traçado por pesquisa da Fusp. Agencia Brasil - Empresa Brasil de Comunicações, Brasil, 05 out. 2011.
23.
CLUA, E. W. G.. Aperte o Start - Uso de Games para selecionar, treinar e estimular equipes ganha espaço no mercado. Caderno Boa Chance - jornal O globo, Rio de Janeiro, p. 1 - 3, 25 set. 2011.
24.
CLUA, E. W. G.. Ah, o Tédio (caderno de economia de O Globo). jornal O globo - caderno de economia, Rio de Janeiro, p. 19 - 19, 19 set. 2011.
25.
CLUA, E. W. G.. Jogue no Facebook sem sair de seu mural. O Globo, Rio de Janeiro, p. 25, 05 maio 2011.
26.
CLUA, E. W. G.. Games não premiam quem mata inocentes. O Globo, Rio de Janeiro, p. 14 - 14, 12 abr. 2011.
27.
CLUA, E. W. G.. O Game dos Celulares já ganham os do PC. Caderno de Economia do Jornal O Globo, Rio de Janeiro, p. 13, 08 fev. 2011.
28.
CLUA, E. W. G.. Um, Dois, Três, QUATRO! Os jogos e as músicas. Jornal O Globo - caderno Digital, Rio de Janeiro, p. 8 - 9, 26 jul. 2010.
29.
CLUA, E. W. G.. Entrevista: Games em Foco. Computação Brasil, Porto Alegre, p. 5 - 6, 01 jul. 2010.
30.
CLUA, E. W. G.. Aventuras pela França Antartica - UFF cria um game histórico. Jornal O Fluminense - revista de domingo, Niterói, p. 10 - 11, 27 jun. 2010.
31.
CLUA, E. W. G.. EVOÉ RPGs. Jornal O Globo - Caderno Digital, Rio de Janeiro, p. 6 - 7, 29 mar. 2010.
32.
CLUA, E. W. G.. Game da UFF Ensina Direção Defensiva. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 24 - 24, 26 out. 2009.
33.
CLUA, E. W. G.. A Era de Ouro dos Fliperamas. Jornal O Globo, Rio de Janeiro, p. 12 - 15, 07 set. 2009.
34.
CLUA, E. W. G.. Quando Crescer vou ser Cientista da Computação. Ciencia Hoje das Criancas, São Paulo, p. 22 - 23, 01 set. 2009.
35.
CLUA, E. W. G.; FEIJO, B. . Jogos do Bem, os serius games estão por toda parte e tornam o mundo um lugar melhor. O Globo - caderno digital, nacional, p. 12 - 15, 01 jun. 2009.
36.
CLUA, E. W. G.. Global Game Jam. TIDigital, Rio de Janeiro, p. 16 - 18, 01 mar. 2009.
37.
CLUA, E. W. G.. A indústria de video games ainda é incipiente mas tem grande potencial de crescer. jornal O Globo, Rio de Janeiro, p. 12 - 13, 09 fev. 2009.
38.
CLUA, E. W. G.. Girls of War no Global Game Jam 2009. Girls of Wars - revista digital de video games, Rio de Janeiro, 02 fev. 2009.
39.
CLUA, E. W. G.. Global Game Jam Mundial. Folha Dirigida - caderno de educação, Rio de Janeiro, p. 9 - 9, 27 jan. 2009.
40.
CLUA, E. W. G.. Blu-ray, o substituto do DVD, emplaca nos EUA e chega ao consumidor. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. caderno B pg 1, 20 jan. 2009.
41.
CLUA, E. W. G.. A importância dos jogos eletrônicos. Multirio - portal do professor, Rio de Janeiro, 01 out. 2008.
42.
CLUA, E. W. G.. O Triunfo do Wii. Isto É, São Paulo, p. 84 - 87, 30 jul. 2008.
43.
CLUA, E. W. G.. Diversão que ensina. Computação Brasil, Porto Alegre, p. 17 - 19, 01 jun. 2007.
44.
CLUA, E. W. G.. Ensinando a programar com os Games. Folha de Pernambuco, Recife, 13 nov. 2006.
45.
CLUA, E. W. G.. O Game e o executivo. Revista TI, Rio de Janeiro, 08 mar. 2006.
46.
CLUA, E. W. G.. Experimentar, Interferir, Ousar, Imaginar. jornal O Globo, Rio de Janeiro, 12 set. 2005.
47.
CLUA, E. W. G.. Engines para 3D. Eletronic Game Magazine PC, São Paulo, p. 46 - 49, 01 dez. 2004.
48.
CLUA, E. W. G.; FEIJO, B. . Universidades Ensinam como produzir Jogos. Folha de São Paulo, São Paulo, 15 set. 2004.
49.
CLUA, E. W. G.. Dicas para os futuros desenvolvedores de games. O DIA online, Rio de JAneiro, 01 jul. 2004.
50.
CLUA, E. W. G.. Desenvolvimento de jogos em alta. jornal O Dia, Rio de JAneiro, 30 jun. 2004.
51.
CLUA, E. W. G.. Fazendo negócio com games. Gazeta Mercantil, Rio de Janeiro, 13 maio 2004.
52.
CLUA, E. W. G.. Game: da Gávea para a Europa. jornal O Globo, Rio de Janeiro, 10 nov. 2003.
53.
CLUA, E. W. G.. Brasil sabe fazer jogos muito bem. jornal A Tarde, Salvador, 01 out. 2003.
54.
CLUA, E. W. G.. Jogador é adulto e sociável, diz pesquisa. Folha de São Paulo, São Paulo, 14 maio 2003.
55.
CLUA, E. W. G.. Fã de Jogos, que tal aprender a fazê-los?. jornal O Globo, Rio de Janeiro, 03 fev. 2003.
56.
CLUA, E. W. G.. Mercado de Games. Caderno Megazine - Jornal O Globo.
57.
CLUA, E. W. G.. Desenvolvimento de Jogos no Brasil. Jornal "O Dia".
58.
CLUA, E. W. G.. Profissionais do entretenimento. jornal "O Fluminense".
59.
CLUA, E. W. G.. Futuro dos Gamers. Jornal Nacional.
60.
Clua, Esteban. jornal O Fluminense: Coluna - Diversidade dos aplicativos. O Fluminense, Niterói, p. 10.